A lista das doenças que dão direito à isenção do imposto de renda é determinada pela Lei federal 7.7123/88
É uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico do corpo humano, deixando-o vulnerável a outras infecções e doenças. A AIDS é considerada uma doença grave e incurável, mas pode ser tratada com medicamentos antirretrovirais que ajudam a controlar a infecção e melhorar a qualidade de vida do paciente.
É um transtorno psiquiátrico que afeta a capacidade de uma pessoa de pensar, sentir e se comportar de maneira adequada. Os sintomas da alienação mental podem incluir delírios, alucinações, desorganização do pensamento e comportamento bizarro. O tratamento geralmente envolve medicação e terapia.
É uma doença cardíaca que afeta a estrutura ou função do coração. As cardiopatias graves podem incluir doenças como insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana, arritmias cardíacas e doenças valvulares cardíacas. O tratamento pode envolver medicamentos, mudanças no estilo de vida, procedimentos cirúrgicos ou uma combinação dessas opções.
É a perda total ou parcial da visão em um, ou ambos os olhos. A cegueira pode ser causada por uma variedade de condições, incluindo glaucoma, degeneração macular, retinopatia diabética e catarata. O tratamento pode incluir cirurgia, medicação ou terapia.
É a exposição a altos níveis de radiação ionizante, que pode causar danos ao DNA e aumentar o risco de câncer e outras doenças. A contaminação por radiação pode ocorrer em situações como acidentes nucleares, testes de armas nucleares ou exposição ocupacional. O tratamento pode envolver medicamentos, transplante de medula óssea ou terapia.
É uma doença óssea crônica que afeta a renovação óssea normal, resultando em ossos fracos e deformados. A doença de Paget pode afetar qualquer osso do corpo, mas é mais comum na coluna vertebral, crânio, pelve e pernas. O tratamento pode envolver medicamentos, cirurgia ou terapia.
É uma doença neurológica progressiva que afeta o movimento e o controle muscular. Os sintomas da doença de Parkinson podem incluir tremores, rigidez muscular, lentidão de movimento e problemas de equilíbrio. O tratamento pode incluir medicamentos, terapia ocupacional e fisioterapia.
É uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, causando danos aos nervos e interrompendo a comunicação entre o cérebro e o resto do corpo. Os sintomas da esclerose múltipla podem incluir fadiga, fraqueza muscular, problemas de visão e dificuldade para falar. O tratamento pode incluir medicamentos, terapia ocupacional e fisioterapia.
É uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações da coluna vertebral e a pelve. Os sintomas da espondiloartrose anquilosante podem incluir dor nas costas, rigidez e perda de mobilidade. O tratamento pode incluir medicamentos, terapia ocupacional e fisioterapia.
É uma doença genética que afeta principalmente os pulmões, o pâncreas e o sistema digestivo. Os sintomas da fibrose cística podem incluir tosse persistente, falta de ar, infecções pulmonares frequentes, diarreia e dificuldade para ganhar peso. O tratamento pode incluir medicamentos, terapia respiratória e fisioterapia.
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. Os sintomas da hanseníase podem incluir manchas na pele, dormência, formigamento e fraqueza muscular. O tratamento pode incluir medicamentos, antibióticos e fisioterapia.
É uma doença renal que afeta a função dos rins. As nefropatias graves podem incluir doenças como glomerulonefrite, nefrite intersticial e nefropatia diabética. O tratamento pode envolver medicamentos, mudanças no estilo de vida, procedimentos cirúrgicos ou uma combinação dessas opções.
É um termo médico que se refere a tumores cancerosos. Os sintomas da neoplasia maligna podem variar dependendo do tipo e da localização do tumor. O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação dessas opções.
É uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa de se mover e realizar atividades diárias. A paralisia irreversível e incapacitante pode ser causada por uma variedade de condições, incluindo lesões na medula espinhal, acidente vascular cerebral e esclerose lateral amiotrófica. O tratamento pode incluir medicamentos, terapia ocupacional e fisioterapia.
É uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. Os sintomas da tuberculose ativa podem incluir tosse persistente, febre, suores noturnos e perda de peso. O tratamento pode incluir medicamentos, antibióticos e fisioterapia.